ARQUIVO
Seguidores
Corpo Docente
Prof. Everton Tokashiki
Prof. Aluízio Vidal Flor
Prof. Gidalti Guedes da Silva
Prof. Alan Shulz
Prof. Messias
Profa Leonice Arruda do Amaral
Prof. William Azevedo
Prof. José Carlos
Prof. João Vicente André (Colaboradora)
Profa Lilian Maria Rosa (Colaboradora)
Portaria do MEC
O Ministro de Estado da Educação, usando da competência que foi lhe delegada pelo Decreto nº 3.860, de 09 de julho de 2001, alterado pelo Decreto nº 3.908, de 04 de setembro de 2001, e tendo em vista o Despacho no 1.291/2004, da Secretaria de Educação Superior, conforme consta do Processo nº 23000.012166/2002-44, Registro SAPIEnS nº 704573, do Ministério da Educação resolve:
Art. 1º Credenciar a Faculdade Metodista de Teologia e Ciências Humanas da Amazônia, a ser estabelecida na Rua Afonso Pena, nº 1.142, Bairro Nossa Senhora das Graças, na cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia, mantida pelo Instituto Metodista da Amazônia, com sede na cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia, aprovando neste ato o seu Plano de Desenvolvimento Institucional, pelo período de cinco anos, e o seu Regimento.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
TARSO GENRO
PORTARIA Nº 3.801, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2004
O Ministro de Estado da Educação, usando da competência que foi lhe delegada pelo Decreto nº 3.860, de 09 de julho de 2001, alterado pelo Decreto nº 3.908, de 04 de setembro de 2001, e tendo em vista o Despacho no 1.291/2004, da Secretaria de Educação Superior, conforme consta do Processo nº 23000.012166/2002-44, Registro SAPIEnS nº 704573, do Ministério da Educação resolve:
Art. 1º Autorizar o funionamento do curso de Teologia, bacharelado, com 50 (cinqüenta) vagas totais anuais, no turno noturno, a ser ministrado pela Faculdade Metodista de Teologia e Ciências Humanas da Amazônia, na Rua Afonso Pena, nº 1.142, Bairro Nossa Senhora das Graças, na cidade de Porto Velho, no estado de Rondônia, mantida pelo Instituto Metodista da Amazônia, com sede na cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.TARSO GENROD.O.U Nº 222, sexta-feira, 19 de novembro de 2004 Seção 1 pg-14
Faculdade de Teologia Celebra a Páscoa
Nesta sexta-feira, dia 26 de março, a Faculdade de Teologia Celebrou a Páscoa com a participação de professores, alunos(as) e visitantes. O professor da disciplina de Liturgia, Rev.Gidalti, e os alunos do 3º período foram os responsáveis pela organização da celebração. O pregador da noite foi o Pr. Heber, da Igreja Batista da Liberdade, que trouxe uma palavra que desafiou a todos a viverem a unidade da fé, celebrando a vida de Cristo.
Após ouvirem a Palavra, a comunidade partilhou a Santa Ceia, em ação de graças pelo amor de Deus manifesto em seu Filho Jesus. Foi um momento marcante, onde cristãos de variadas denominações se uniram em torno do essencial: o Evangelho de Cristo Jesus.
Para conferir, segue abaixo a Liturgia celebrada:
Páscoa, Celebração da Vida
Porto Velho, 26 de março de 2010.
De Tua Morte Lembramos
· Acolhida
· Leitura Bíblica [Lucas 23:33-32a, 44-46]
Dirigente: Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. (E quando) já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
Todos: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3,16)
· Cântico Solo: [Késia Lisandra]
· Oração de Invocação
· Cântico: “Rude Cruz” H.C.C.
1) Rude cruz se erigiu, Dela o dia fugiu, Revelando vergonha e dor. Mas eu amo a Jesus, Que morreu nessa cruz, Dando a vida por mim, pecador. | 2) Lá da glória dos céus O Cordeiro de Deus Ao Calvário humilhante baixou; Essa cruz tem pra mim Atrativos sem fim Porque nela ele me resgatou. |
Coro Sim, eu amo a mensagem da cruz; ‘té morrer eu a vou proclamar. Levarei eu também minha cruz ‘té por uma coroa trocar. | 3) Eu, aqui, com Jesus A vergonha da cruz Quero sempre levar e sofrer. Ele vem me buscar, E com ele no lar Sua glória pra sempre vou ter. |
Nossa Culpa Confessamos
· Litania de Confissão
D: Se não te demonstro amor,
C: Perdoe-me, Senhor;
D: Se minha fé é pequena,
C: Perdoe-me, Senhor;
D: Se não dou ouvidos à tua Palavra,
C: Perdoe-me, Senhor;
D: Se minhas mãos ferem o próximo,
C: Perdoe-me, Senhor;
D: Se minha língua é cruel,
C: Perdoe-me, Senhor;
D: Se minhas intenções são más,
C: Perdoe-me, Senhor;
D: Se não amo a meus irmãos e irmãs,
C: Perdoe-me, Senhor;
D: Se não morri para o pecado,
C: Perdoe-me, Senhor;
Todos: Senhor, faze-nos renascer para viver em Tua presença e na comunhão da tua igreja.
· Oração de Confissão e Arrependimento
· Declaração de Perdão [Romanos 5:6 e 18]
Tua Ressurreição, Celebramos
· Solo [Canção “ Nova Manhã ” - Gidalti Guedes].
· A Vida Venceu a Morte, Aleluia! [Leitura Bíblica - Lucas 24:1-7]
D: Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.
C: E encontraram a pedra removida do sepulcro;
D: mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
C: Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes.
D: Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive?
C: Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia,
TODOS: quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.
· Cântico: “Celebrai à Cristo!”
· Cântico: “Grande é o Senhor”
A Boa Notícia Anunciamos
· Leitura Bíblia
· Mensagem: Pr. Heber (Igreja Batista da Liberdade)
A Nova Vida Comungamos
· Convite à Mesa
· Oração de Consagração
· Oração de Humilde Acesso
· Memorial e Partilha
O Pão, Corpo de Cristo.
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.” (1 Cor 11.23,24)
O Vinho, Sangue de Cristo
“Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim..” (1 Cor 11.25)
Ao mundo partimos em missão
- Oração final
- Bênção
SEDUC - RO promoveu Seminário de Ensino Religioso
Realizado nos dias 08 a 10 de março, Seminário de Ensino Religioso Escola realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, por meio de sua Gerência de Educação (GE), contou com a participação de 33 coordenadores pedagógicos das representações de ensino, 152 professores da rede pública estadual de ensino e técnicos da secretaria. Na abertura o evento também contou com a presença da professora Marli Cahulla, Secretária Estadual de Educação.
A gerente de Educação Sônia Casimiro, Milva Valéria Garbellini e Silva, subgerente do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Prodef), Maristela Wiltrudes Martins, coordenadora do Projeto Educação Religiosa Escolar e o palestrante Fábio Rychecki Hecktheuer foram unânimes em destacar a importância do evento, que figura na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). ”Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”, foi a frase de Nelson Mandela usada pelo palestrante, marcando o início do evento.
O seminário teve a finalidade de proporcionar uma discussão com instituições de ensino superior no Estado de Rondônia acerca da formação continuada em educação religiosa escolar para habilitação de professores nesta área, além de criar oportunidade para reflexão da prática pedagógica dos temas referentes à cultura religiosa regional. De acordo com o novo quadro da Política Nacional de Educação, é preciso oferecer aos alunos da Rede Estadual uma educação que respeite a diversidade religiosa e cultural e seja ministrada sem proselitismo, como determina a LDB.
Fonte: SEDUC - Secretaria de Educação
A Faculdade de Teologia foi representada no evento pelo Prof. Gidalti Guedes, que participou com um dos facilitadores. Confira abaixo a programação que orientou as atividades do evento.
DIA 08 DE MARÇO
09:00 – Solenidade de Abertura
10:00 – Palestra: RELIGIOSIDADE REGIONAL (Estudo de crenças, tradições, culturas e Educação Religiosa nas sociedades em Rondonia). – Prof. Dr. Marco Antonio Domingues Teixeira
14:00h – MESA REDONDA ( Mediador Prof. Dr. Fábio Rychecki Heckheuer)
PRIMEIRO MOMENTO ( 14:00 as 15:50h )
A Identidade da Educação Religiosa Escolar no contexto Legal de hoje – Profa. Dra. Lílian Moser
A Formação de Professores nas Universidades – Processos e a Interface com os sistemas de Ensino. Prof. Ms Ninno Amorim
Propostas e Diretrizes Curriculares da Educação Religiosa. Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares
SEGUNDO MOMENTO (16:00 as 18:00)
As Culturas e as Tradições Religiosas no Estado de Rondonia. Prof. Dr. Marco Antonio Domingues Teixeira
Ética, Cidadania e questões socioambientais na Educação Religosa Sec XXI. Prof. MS Adilson Siqueira
Cultura Religiosa, Geografia da Religião e a Educação Religiosa. Prof. Dr. Gidalti Guedes
DIA 09 MARÇO
OFICINAS
1- As formas de intolerância e perseguições a grupos e minorias religiosas: as faces do fundamentalismo. Prof. Dr. Gidalti Guedes
2- Educação Religiosa e Diversidade: Construindo a humanização na escola. Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares
3- Didática e Metodologia aplicadas ao Ensino Religioso. Prof. Dr. Fábio Rychecki Heckcheuer
4- Religiosidade, Direitos Humanos e Ecologia: a escola como um espaço de experiência dialógica e construção da cidadania planetária - Prof. Ninno Amorim
5- O Sagrado e o Fenômeno religioso na Sociedade Ocidental. Prof. Dr. Marco Antonio Domingues Teixeira
DIA 09 MARÇO
08:00 – Relatório das Oficinas
10:30 – Considerações finais dos Professores/Facilitadores das Oficinas.
12:00 – Encerramento.
Infraestrutura
Biblioteca
Secretaria Acadêmica
Laboratório de Informática
Acessibilidade (elevador)
Capela/auditório
Área livre
Estacionamento
Sala multi-meios
Contato
Fone: (69) 3223 1724
Site-contato: secretariaimam@hotmail.com
Como chegar
Bairro Nossa Sra das Graças, Porto Velho - RO.

Bacharel em Teologia (Presencial)
A formação teórica e prática do Curso permite a atuação pastoral em igrejas; atuação educacional em escolas ou de promoção humana voltada a pessoas, grupos sociais ou problemas específicos da sociedade contemporânea. Também, forma agentes de pastoral para atuar em ministérios específicos de igrejas, organizações eclesiásticas, ecumênicas ou não-governamentais. A capacitação contempla os que desejam integrar o corpo pastoral clérigo de uma igreja evangélica ou quem pretende atuar como leigo em ministérios específicos. Você pode também trabalhar como pesquisador ou docente e prosseguir sua formação em cursos de pós-graduação em Teologia, Ciências da Religião, Ciências Humanas e afins.
Conheça a Matriz Curricular.
Metodista EAD - Metodologia
Criou-se desta forma o NUTAE – Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação, como parte integrante do Centro de Educação Continuada e a Distância (CEAD), voltado para o desenvolvimento de estratégias de implementação das NTICs – Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância, em todos os níveis educacionais mantidos pelo IMS.As premissas estabelecidas pelo IMS para esta área são: inserção e incorporação das NTICs para o ensino presencial e a distância; trabalho interdisciplinar envolvendo várias áreas da Instituição acadêmica, administrativa e tecnológica; transparência, comunicação permanente e decisões colegiadas, meio ambiente, virtual ou não, de diálogo, respeito e construção coletiva do saber; flexibilidade e agilidade; buscar sempre a formação de comunidades de aprendizagem, que permitam a troca de experiências e democracia nas discussões sobre temas relevantes à educação.
A metodologia para oferecimento de cursos a distância passa pela premissa de que, os interessados devem fazer o Curso de Introdução a Docência em EAD. Busca-se com este curso iniciar um processo de capacitação dos docentes para o desenvolvimento de ações educacionais a distância e para a apropriação destas experiências em sala de aula. A proposta é formar uma comunidade de professores e possibilitar o desenvolvimento de cursos que, além de atender a uma demanda existente na sociedade, contribua para construir a identidade dos trabalhos a distância a ser oferecidos pela Metodista.
Bacharel em Teologia - Matriz curricular
EIXO DE TEOLOGIA | H/A |
Teologia Sistemática I – Introdução à Teologia | 40 |
Teologia Sistemática II – O Deus dos Cristãos | 40 |
Teologia Sistemática III – Criação, Antropologia e Harmatologia | 40 |
Teologia Sistemática IV – Cristologia e Soteriologia | 40 |
Teologia Sistemática V – Pneumatologia, Eclesiologia e Sacramentos | 40 |
Teologia Sistemática VI – Escatologia | 40 |
Teologia Sistemática VII – Ética Cristã | 40 |
Teologia Patrística e Escolástica | 40 |
Teologia da Reforma | 40 |
Teologia Wesleyana | 40 |
Teologia Contemporânea | 40 |
Teologia e História na Prática Pastoral | 40 |
EIXO DE HISTÓRIA | H/A |
História da Igreja Antiga e Medieval | 40 |
História da Igreja na Reforma | 40 |
História da Igreja Moderna e Contemporânea | 40 |
História da Igreja no Brasil | 40 |
História do Metodismo na Inglaterra e nos EUA | 40 |
História do Metodismo no Brasil | 40 |
Ecumenismo | 40 |
EIXO DE BÍBLIA | H/A |
Literatura e Contexto do Mundo Bíblico do Antigo Testamento | 80 |
Literatura e Contexto do Mundo Bíblico do Novo Testamento | 80 |
Grego Bíblico | 80 |
Hebraico Bíblico Instrumental | 40 |
Exegese do Antigo Testamento I | 40 |
Exegese do Antigo Testamento II | 40 |
Exegese do Antigo Testamento III | 40 |
Exegese do Novo Testamento I | 40 |
Exegese do Novo Testamento II | 40 |
Exegese do Novo Testamento III | 40 |
Teologia Bíblica no Antigo Testamento | 40 |
Teologia Bíblica no Novo Testamento | 40 |
Hermenêutica Bíblica | 40 |
Bíblia na Prática Pastoral | 40 |
EIXO DE TEOLOGIA PRÁTICA | H/A |
Liturgia I | 40 |
Liturgia II | 40 |
Homilética I | 40 |
Homilética II | 40 |
Educação Cristã I | 40 |
Educação Cristã II | 40 |
Documentos da Missão | 40 |
Ministério do Pastor e da Pastora | 40 |
Aconselhamento Pastoral | 80 |
Administração Eclesiástica | 40 |
Missão e Evangelização | 40 |
Missão Junto aos Povos da Amazônia | 80 |
EIXO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS | H/A |
Relações Interpessoais | 40 |
Filosofia Contemporânea | 40 |
Introdução à Sociologia | 40 |
Sociologia da Religião | 40 |
Religiosidade na Cultura Brasileira | 40 |
Introdução à Psicologia | 40 |
Psicologia Aplicada à Prática Pastoral | 40 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 40 |
Antropologia Cultural | 40 |
Língua Portuguesa I | 40 |
Língua Portuguesa II | 40 |
Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso | 40 |
OUTROS COMPONENTES CURRICULARES | H/A |
Seminário Temático I | 40 |
Seminário Temático II | 40 |
Seminário Temático III | 40 |
Seminário Temático IV | 40 |
Disciplina Institucional I: Ética Florestania e Cidadania | 40 |
Disciplina Institucional II: Introdução à Filosofia | 40 |
Estágios Supervisionados em (Promoção Humana e Prática Ministerial Supervisionada) | 300 |
Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso | 160 |
Total Geral | 3180 |